.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

18.1.13

Lo Mejor 2012: Muere la Bodoni, nace la Prumo (por lo menos, en La Nación)

LOMEJOR2012 A fines de agosto se conoció el rediseño del diario La Nación. Más allá de varias novedades visuales, de contenido y de morfología, lo más destacado ha sido que ha muerto la Bodoni en sus páginas. En exclusiva, hablamos con el tipógrafo portugués Dino Santos, el creador de la nueva tipografía que viene a reemplazar la creada por Giambattista Bodoni, en 1763. prumo1
prumo2
prumo3
Hace unos días se conoció el rediseño del diario La Nación. Más allá de varias novedades visuales, de contenido y de morfología, lo más destacado ha sido que ha muerto la Bodoni en sus páginas. En exclusiva, hablamos con el tipógrafo portugués Dino Santos, el creador de la nueva tipografía que viene a reemplazar la creada por Giambattista Bodoni, en 1763.
1. Como Prumo nasceu?
O que fizemos foi interpretar o conceito de tipografia didonica (Didot+Bodoni) partindo de uma análise da sua estrutura, do seu esqueleto. Começamos por desenhar uma versão muito fina e sem contraste (Prumo Text Hairline) e partindo daí para uma versão mais grossa e muito contrastada (Prumo Display Black), tal como a Bodoni. Porém o nosso objectivo era fazer uma viagem tipográfica, desde finais do século XVIII até metade do século XIX. Para completar o percurso tipográfico, decidimos desenhar uma versão pouco contrastada, que remetesse para as tipografia egípcias como a Clarendon (Prumo Slab Black). Todo o restante trabalho tipográfico foi desenvolvido pela interpolação destes três eixos, resultando numa família tipográfica com 92 fontes.
2. Por que você acredita que ela está relacionada com a Bodoni?
A relação da Prumo com a Bodoni é perfeitamente circunstancial. Partimos da estrutura de uma Bodoni, para algo mais contemporâneo, de modo a fazer uma ruptura suave com o passado tipográfico do La Nacion.
3. Como veio o Prumo poderia conseguir para La Nación?
Em 2011, Javier Errea, perguntou-me se eu estaria interessado em desenhar uma nova tipografia para um jornal argentino que ele estava redesenhando. O objectivo era desenhar uma tipografia que, de certo modo, tivesse algo de Bodoni (fonte que era utilizada na versão anterior do La Nacion). Apartir daí foram alguns meses de trabalho até culminar numa família tipográfica muito extensa e complexa, à qual acrescentamos, muito recentemente, uma versão condensada (Prumo Condensed) para ser utilizada em revistas e suplementos.
4. Você acha que pode funcionar Prumo ao logotipo do jornal?
Claro que a Prumo poderia funcionar para o logotipo do jornal, embora com alguns retoques.
O problema de um redesenho consiste na alteração da imagem de marca da publicação, e isso não era necessário, por isso, embora tenhamos redesenhado o logotipo do La Nacion, ele sofreu apenas leves retoques, quase invisíveis.
Imagen 8

No hay comentarios.:

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK